quinta-feira, 11 de julho de 2019

Alfabetizarte : a magia de brincar:




                                                                        Aula Interativa


 " Quanto mais me torno capaz de me afirmar como sujeito que pode conhecer, tanto melhor desempenho minha aptidão para fazê-lo." 
(Paulo Freire)


Cheguei no Miniauditório  da UFS, Campus  Professor Alberto Carvalho -Itabaiana, supercuriosa para participar da tão esperada e divulgada  aula... algumas professoras organizando o eventoe, e dentre elas, uma "senhorinha", simpática, de olhar cauteloso, observava tudooo!!!
E quando a aula começou, ouvimos uma voz, calma, branda, impactante, ecoar, nos convidando para uma brincadeira.
E não pense você que a turma era bem "grandinha" para brincar, viu? Porque devemos brincar sempre, brincar muito, aprender e ensinar brincando!! As turmas, de Pedagogia, foram contagiadas com a alegria da professora Albene, baiana arretada que sacudiu a platéia naquela noite, nos deixando boquiabertas com tamanha disposição e criatividade, deixando bem claro a importância de se trabalhar a ludicidade em todos os níveis de ensino aprendizagem.
  
alfabeto oculto
   
                                                                               


                              Dinâmica do Zé Bochecha: 






A brincadeira do Zé Bochecha foi uma maravilha, todos participaram, até os considerados mais tímidos se divertiram como uma criança. E imagine só, trabalhar o Zé bochecha com a turminha na sala de aula, possibilitando às crianças  maior desenvoltura e confiança de falarem em público?!!
 Vai ser um sucesso!! 

COMO BRINCAR                                                                                
                                                                               
 Em círculo, a professora pergunta o nome de uma criança, elogia o nome dizendo que é lindo, etc. e canta falando o nome. Ex. "João foi pra lá, João veio pra cá" ...depois faz bochechas gigantes, bate palminhas num tom melódico, e por fim "estoura" as bochechas com as pontas dos dedos indicadores, permitindo que faça tom rítmico. Vai mudando de nome e repetindo a mesma brincadeira, fazendo com que  todos se apresentem. È muito bacana, porque as crianças vão ganhando confiança ao se expressarem.

Brincamos de várias brincadeiras, dentre elas a de " Estátua", também em círculo. Podemos fazer com as crianças, deixando-as livres para escolher de qual forma querem ficar. Com isso, são trabalhados a  coordenação motora, o equilíbrio, aprender a trabalhar em grupo etc. Segue vídeo abaixo .








 Livros de Literatura Infantil e materiais de apoio pedagógicos interessantes e criativos que podem ser trabalhados em todas as disciplinas e níveis de ensino,


 
 


 


 

 

 






Interfaces digitais

A propagação da Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Superior tem facilitado o processo de produção do conhecimento b...