terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Tecnologia educacional: visao de mundo

No meu processo educacional, as tecnologias se resumiram basicamente em quadro-negro, caderno, lápis, giz, livro didático dentre outros. As estratégias de ensino seguiam basicamente a mesma lógica descrita por Leite e Aguiar no texto "Tecnologia Educacional: das Práticas Tecnicistas à Cibercultura, onde o processo programado de um determinado conteúdo partia do mais simples para o mais complexo numa ordem crescente, com o intuito de facilitar a compreensão e o desenvolvimento do aluno.

É notável que as tecnologias impactaram as nossas vidas, e na educação não foi diferente. No entanto, a formação insuficiente dos professores no que tange as inovações tecnológicas ainda é um grande desafio. A insegurança dos profissionais em usar as tecnologias contribui para que estes permaneçam com os métodos e práticas tradicionais 
Parafraseando Leite e Aguiar no texto acima ," a concepção de ensino aprendizagem na cibercultura é a do professor que orienta e estimula à motivação dos alunos para a descoberta, a pesquisa, a investigação em trabalho individual ou coletivo buscando soluções originais de modo interativo e cooperativo".(p.38).
A meu ver, o trabalho será significante quando os professores abrir mão da "resistência" e se doar em aprender a manusear as tecnologias.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

O professor e as tecnologias em sala de aula

Por meio da tecnologia e da informação do conhecimento, a atual sociedade tem vivenciado seu ápice no que tange os processos de aprendizagem nos mais diversos campos. Em outras palavras, tem-se que a informação que demorava dias, meses, ou até anos para atingir um número considerável de indivíduos, hoje, em apenas alguns segundos, alcança pessoas de diferentes lugares do mundo, estas todas que se encontram conectadas. Entretanto, ainda que tal sociedade pareça bastante desenvolvida, detém um número significativo de pessoas que não puderam - ou não quiseram - acompanhar tal evolução e, nessa seara, a educação serve como base para as descrições acima citadas. É dizer, na esteira do aprimoramento tecnológico, a educação é um fator tão decisivo que, para aqueles que não tiveram oportunidades para estudar, ou simplesmente se acomodaram e não procuraram a especialização, passaram a dispor de menos chances de ocupar cargos melhores no mercado. Desse modo, vê-se que a tecnologia da informação e do conhecimento na educação e na formação do professor é de grande importância, pois pode mudar radicalmente as práticas de ensino e, consequentemente, as diversas formas de aprender a aprender sem ficar preso ao reprodutivismo tradicional. 

Interfaces digitais

A propagação da Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Superior tem facilitado o processo de produção do conhecimento b...