quinta-feira, 13 de junho de 2019

Curiosidades no estágio



maryworks.wordpress.com

 Tendo como base o texto: Estágio docência: diferentes concepções das professoras Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima,  pude me orientar na importância do estágio para a formação docente.


O Estágio  de observação é de suma relevância para a formação docente, pois através dele é possivel descobrir quais teorias e práticas podemos desenvolver com o nosso futuro alunado. É fundamental para nos aproximar da realidade escolar, assim como nos ajuda a responder nossos questionamentos e tirar  dúvidas acerca desse mundo tão complexo da docência.

A escola onde estou estagiando é muito linda!! Oferta desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Bem diferente das escolas onde eu fiz o E.F. Espaçosa, arejada, com pátio de recreação coberto e amplo, banheiros adequados e cada professora para uma turma ( estudei em sala multisseriado muitos anos).  A estrutura da escola é incomparável, no entanto as práticas de ensino quase que predominam: Assoletração do alfabeto, tabuada, quadro, giz, mesmo padrão de organização da sala, Os professores são bastantes diferentes. No meu tempo de escola primária nem todos eram formados, principalmente em pedagogia. Na escola M.J todas os docentes tem graduação em pedagogia.

A seguir fotos da antiga escola onde estudei a qual não tínhamos espaço da própria escola para rereação, e,fotos da escola onde faço estágio. 


                                                ALFABETIZAÇÃO 1




ESPAÇO PARA RECREAÇÃO


AQUI AS CRIANÇAS  SE SOLTAM !!!



1997, ARARI- NOSSA SENHORA APARECIDA
Crianças brincam durante recreio em lugar afastado da escola. 


Observando  as aulas fui me imaginando fazendo todos áqueles procedimentos da professora com a turma, e refleti sobre o que eu faria, quais atividades seriam possíveis, como e para quê ensinar tais conteúdos? No primeiro momento ( 1 dia) achei muito difícil, fiquei pensando que jamais daria conta e principalmente, se conseguiria fazer com quê eles aprendessem, mas  nos seguintes dias, após ver como que a professora fazia e preparava as aulas fui ganhando confiança e mudando a forma de pensar. Me sinto despreparada ainda para tal, no entanto, consciente de que como professora precisarei estar sempre à procura de  novos conhecimentos que possam contribuir para fazer um excelente trabalho.
Notei que para desenvolver e render bons frutos precisarei estudar mais, pesquisar mais, muito mais e está aberta também ao diálogo com profissionais mais experientes.


Interfaces digitais

A propagação da Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Superior tem facilitado o processo de produção do conhecimento b...