quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

A coragem da moça

O tubarão lixa
O momento mais tenso de todos... uma sensação indescritível está tão perto deste animal.
Segundo o  guia local, os tubarões,ao contrário do que pensamos, não gostam  de  carne humana nas suas refeições ( para alívio das pobres almas presentes), no entanto, ao sentirem ameaçados tendem a atacá-los  em forma de defesa.  Para que isso ocorra, o animal precisa está faminto, sentir a presença de sangue na água e/ ou confundir o banhista com uma presa devido a turbidez da água.
Outra curiosidade do tubarão lixa é que no passado os pescadores matavam essa espécie e tiravam a pele colocava para secar e usava para lixar fundo de embarcações porque a pele é bem grossa, por isso é chamado de Tubarão Lixa. O nome dorminhoco veio pela capacidade que o animal possui de respirar parado, pois a maioria das espécies de tubarões e peixes precisam estar em constante movimentação para respirar.

2 comentários:

  1. Muito interessante Josielma, imagine todo essa visita com crianças. Quanto conhecimento poderia ser adquirido, seria um momento inesquecível para eles.

    ResponderExcluir
  2. verdade!! Nós, adultos ficamos deslumbrados!!! Imagina uma criança tendo essa experiência de vivenciar um ambiente tão rico e diversificado quanto o disposto no Projeto Tamar?!! Sentir o cheiro dos animais, toca-los , interagir com eles nos diversos momentos, assim como conhecer o habitat de cada espécie é de grande valia no processo de aprendizagem e de formação de cada ser humano. Pena que as nossas escolas, a nossa educação, as nossas famílias , as nossas crianças dispõem de tão poucos recursos para explorar ambientes tão produtivos quanto estes.

    ResponderExcluir

Interfaces digitais

A propagação da Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Superior tem facilitado o processo de produção do conhecimento b...