Fonte: Diálogo e comunicação
A trajetória de Nelson De Luca Pretto e demais professores descritas no artigo “Professores-autores em rede”, do livro Recursos Educacionais Abertos (EAD), nos leva a inúmeros momentos de reflexões acerca das nossas práticas nas mais diversas esferas possíveis. Por exemplo, quando o autor descreve que o ajuntamento de professores para discutir e debater sobre o livro didático foi possível mesmo sem a colaboração da internet, e que surtiram os efeitos de transformação na sociedade, nos levando a acreditar no quanto a comunicação e o compartilhamento são gratificantes.
O texto nos remete ainda a considerarmos nosso poder de criação e, consequentemente, o ser e fazer a diferença, e não somente a habilidade de reprodução de conteúdos. Seguindo a linha de raciocínio de Pretto, a educação segue uma metodologia de formação em série. Nesse sentido, as tecnologias da comunicação foram dominando o cenário educacional, mas, ainda assim, falta aceitação por parte dos professores e qualificação dos mesmos para lidar com estas. Ademais, também é preciso que se considere o cenário de deficiência no sistema de internet gratuita e de boa qualidade em todas as escolas e regiões, sendo preciso invertê-lo para que, dentre outros exemplos, seja possível baixar e transformar conteúdos de acordo com as suas necessidades, contribuindo então para o progresso não só das práticas educacionais como das demais áreas do conhecimento.
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